LZA | Engenharia

Visita na Victaulic em Easton, PA

Easton, PA [Novembro 18, 2019] – A LZA Engenharia e Gerenciamento visitou a fábrica da Victaulic em Easton, Pensilvânia, EUA, entre 18 e 19 de novembro de 2019, para participar do treinamento sobre desenvolvimento de projetos usando soluções de acoplamento grooved para tubulações e o sistema de combate a incêndio híbrido por água e nitrogênio Vortex.

 

O sistema Vortex utiliza na sua composição água e nitrogênio para pressurização da rede e inundação do ambiente. O sistema de extinção de incêndio se dá através da mistura H2O+N2. Essa mistura ocorre nos difusores que quebram a partícula da água transformando em névoa composta por uma parte de água e outra de nitrogênio.

 

A extinção do fogo é feita de forma rápida sem a necessidade da vedação total do ambiente em sem danificar os equipamentos elétricos com água. Esse sistema torna-se muito eficiente em salas elétricas, salas de geradores, subestações, entre outros.

 

Durante o treinamento, foi realizado demonstrações do sistema Vortex, incluindo testes de incêndio no laboratório da Victaulic. A equipe também fez um tour para conhecer todos os processos de fabricação, desde das tubulações grooved passando por todas as etapas do processo desde a fundição, pintura, usinagem, controle de qualidade e testes.

 

                                   

 

 

Para o Diretor de Projetos de PCI (Proteção Contra Incêndio), Luciano Di Cápua,  “foi ótima a experiência em conhecer a eficiência do sistema na prática, para comprovar a eficiência do sistema Vortex e projetar com segurança de acordo com a aplicação ”.

 

Para o Diretor, Helio Lima “foi ótimo conhecer as soluções apresentadas no treinamento para as soluções de acoplamentos de tubulações por ranhuras grooved. Essa solução não utiliza soldas, trazendo um ganho considerável de tempo na execução das instalações de incêndio e em tubulações de água gelada (HVAC). A solução é muito utilizada na América do Norte e pouco difundida no Brasil. Todas as tubulações e acoplamentos saem de fábrica prontas para serem conectadas. Todas as conexões e ranhuras são padronizadas e feitas em fábrica, em campo elas são acopladas, dessa forma reduz problemas que podem ocorrer com a utilização de solda em campo”.